terça-feira, 20 de janeiro de 2015

KISHIMOTO E SAMURA: ENTREVISTAS PARTE 1

 Abaixo encontra-se a entrevista de Masashi Kishimoto ( Naruto) e Hiroaki Samura (Blade -A Lâmina imortal) concedida a Shonen Jump +(conteúdo digital da Shonen Jump).


INTRODUÇÃO:


 "NARUTO" encerrou-se em novebro de 2014, seu autor Masahi Kishimoto-sensei, antes de sua estreia, recebeu influências significativas de várias séries de mangás. Um deles é Hiroaki Samura,conhecido por seu trabalho em "Blade - A Lâmina imortal". desta vez, para comemorar a conclusão de "NARUTO",os sensei Samura e Kishimoto irão bater um papo sobre o trabalho e criação de um do outro.

Kishimoto: Este é um grande sonho que tornou-se realidade para mim.Eu sempre sonhei em conhecê-lo.

Samura: isso é algo bonito de se falar (risos).

Kishimoto: Não - sério.Eu gosto de seu trabalho desde de que eu esta na universidade,e... nossa, como vou falar isso? Tenho tanta coisa para dizer a você.Realmente não vamos nos incomodar falando sobre Naruto! sério! Eu só quero falar sobre Blade - A Lâmina imortal (risos)

Samura: Vamos lá (risos).

Kishimoto: Ainda me lembro quando vi Blade - A Lâmina imortal pela primeira vez na Afternoon (nota: Monthly Afternoon): eu estava em meu primeiro ano de universidade na graduação em arte e estava vivendo em um dormitório,e os outros alunos começaram a falar sobre este incrível mangá, algo como: "Kishimoto, você quer se tornar um artista de mangá , certo ? Então é melhor você dar uma olhada nessa coisa." Na época eu estava fazendo um mangá sobre samurais também, e percebi que poderia dar uma olhada e ver se eu pudesse pescar alguma coisa, mas descobri que essa coisa estava em um nível totalmente diferente.

Samura: É uma pena que você se sentia assim - a jump poderia ter produzido um obra-prima samurai.

Kishimoto: Bem, Rurouni Kenshin estava começando naquela época também (risos).De qualquer forma mudei um pouco a linha para um mangá de ninja.

Samura: A escolha de ninjas acabou por ser uma jogada brilhante - os ninjas em Naruto conseguiram uma legião de adoradores fora do japão.

Kishimoto: Exatamente - fiquei surpreso por tantas pessoas fora do Japão gostarem dos ninjas.Embora, até mesmo no exterior há... bem,eu já vi comentários de Naruto no exterior, e um deles era de uma cara que realmente odiava. Eu estava assistindo a esse vídeo no youtube e ele estava sentado e falando, e a parede atrás dele estava coberta de cartazes de Blade - A Lâmina imortal (risos). Gostaria de dizer para esse cara que estou falando frente-a-frente com seu amado Samura agora (risos).

Samura: (risos)Sim, isso às vezes acontece, alguém comparando minha obra com outra do gênero similar apenas para falar mal e elogiar meu trabalho, realmente gostaria isso parasse. (risos) É embaraçoso. Não entendo isso.

Kishimoto: de qualquer for forma, não tinha sido surpreendido dessa maneira desde de Akira. Quero dizer, que artwork! Era tão longe de qualquer coisa que eu era capaz de fazer . os braços e as pernas, especialmente. Afternoon tinha uma seção para os artistas, eu ainda me lembro de um personagem sentado em uma cadeira que você desenhou lá.

Samura: Ah, me lembro disso!Levei um longo tempo (risos).

Kishimoto: Sou apenas quatro anos mais novo que você , mas aquele desenho me fez questionar quanto tempo teria que desenhar, afim de recuperar o tempo perdido e alcançar seu nivel.´

Samura: É isso mesmo.Então me perguntei como você  tinha começado, então busquei o primeiro volume para ler. Parecia diferente, é claro, mas mesmo assim você estava longe de ser apenas mais um estreante meia-boca.

Kishimoto: Mas eu tinha um monte de influências suas , não acha? Me apaixonei por Akira na escola secundária, e depois na universidade,cai de amores por seu trabalho,eu tirei muita coisa do seu trabalho. Quando eu conheci Osamu Akimoto de Kochikame, ele comentou sobre  minha influência por Blade - A Lâmina imortal. As roupas e os penteados, como no caso de "Kakashi é Magatsu, e Iruka é Manji, certo? Eu amo esse mangá também, então posso dizer"

                 comparativo entre os persongens de Naruto e Blade- A Lâmina imortal (imagem não contida no material original).


Samura: Oh, isso mesmo?

Kishimoto: Você me influenciou em como desenhar mãos tambem, fiquei espantado com a mão segurando a uma arma no capítulo original de Blade - A Lâmina imortal - a linha que vai do dedo indicador ao polegar, realmente você capturou bem os detalhes.Me deu arrepios.

                                    Mão desenhadas por Hiroaki Samura em Blade - A Lâmina imortal (volume 1)


Samura: Eu também fui influenciado por outras pessoas no desenho de mãos. A primeira vez que li um mangá pensei: "Agora aqui está alguem que pode desenhar mãos ," era Yoshikazu Yasuhiko.Eu olhava para Arion achava aquilo tão bom.

Kishimoto: Mãos realmente é algo que você não pode deixar de notar.

Samura: Elas chamam atenção em qualquer mangá,você, no entanto, é realmente bom em desenhar mãos.

Kishimoto: Oh, elas foram emprestadas de você. Um dos meus assistentes tinha, aparentemente, visto meu mangá one-shot Karakuri e pensei que tinha feito um grande trabalho nas mãos, mas depois quando disse que estava reproduzindo mãos de Hiroaki Samura ele disse: "Ah, sim... Eu sei.Eu...bem"(risos).Era tão óbivio.

                       detalhes no dorso na mão de Iruka em Naruto,tiveram influência de Hiroaki Samura (volume 1).

Samura: Comigo,por exemplo ,quando desenho as mãos adiciono linhas no dorso para mostrar os tendões. É um hábito meu, para melhor ou para o pior .Você, no entanto, apenas desenhar o contorno das mãos, mas você ainda consegue transmitir a superfície do dorso nas mãos .isso é impressionante.

Kishimoto: Tudo que eu fiz foi simplificar as mãos que você faz.

Samura: Mas o que importa é onde simplificar. É incrivel como você pode conseguir isso com simples linhas.


      Com o tempo o traço ficou mais limpo, mas mantendo firmeza (volume 29).


Kishimoto: Apesar de tudo, sua arte é realmente original . A maioria das pessoas adquiri influência de outras pessoas, mas você tinha um estilo original.

Samura: O mangá que estava desenhado quando eu era estundante foi puxado de Katsuhiro Otomo (nota: autor de Akira), na verdade, eu desenhei as sombras no estilo Otomo, onde você faz as sombras dos personagens através de aplicação de retícula (risos). Eu percebi que poderia ser um problema essa semelhança de estilo e tentei mudar um pouco as coisas, e comecei a desenhar em um estilo mais áspero e um pouco arranhado.

Kishimoto: Bem, minha cabeça explodiu.

Samura: Parte disso , eu acho que é pelo fato de não usar uma "dip pen" como eu deveria (risos). Eu concebi a série com um "brush pen" e uma "micro pen",simplesmente porque era mais rápido (risos).

Kishimoto: Nossa eu nunca pensei que você tivesse desenhado com pigma "micro pen". Durante muito tempo , eu e um amigo batemos cabeça para descobrir com o que você desenha. Ele pensou que havia uma maneira de fazer as linhas do olhar da maneira de fazer  as linhas do olhar da maneira como foi feita com você utilizava, foi um choque.

Samura: Bem sensato esse amigo (risos).

Kishimoto: Os personagens de Blade -A Lâmina imortal são ótimos. As meninas são realmente bonitas, e todas parecem tão distintas umas das outras, Você não acha dificil distinguir personagens femininas?

Samura: Sim, sou ruim nisso também .Com os homens, você pode diferenciá-los de um monte de maneiras diferentes, quando você olha de perto percebe o quão feio eles se tornaram. As mulheres, no entanto, procuramos fazê-las bastante bonitas,e seus rostos começam a ficar parecidos.

Kishimoto: Mas você consegue dar uma aparência distintas para os personagens, as formas dos olhos por exemplo. A única exceção é, enquanto ao rosto são diferentes, você procura desenhar todas com seios pequenos (risos).

Samura: O tamanho e a forma tendem a ser os mesmos , sim (risos).Você gosta de seios pequenos ou grandes em mulheres ?

Kishimoto: Eu prefiro os grandes, na verdade.

Samura: Uh(risos).Você sabe que vamos desenhar o mangá um do outro após essa conversa, certo?Bem eu estava me perguntando quem eu deveria desenhar, e meu assistente me disse que poderia facilmente me imaginar desenhando a Hinata , ele também me disse que eu deveria tentar desenhar a tsunade, ou um personagem masculino , como Chouza ou algo do tipo. Alguém com os peitos grandes para variar, disse ele (risos).

Kishimoto:(risos). 


                                                  FIM DA PARTE 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário